Pular para o conteúdo principal

Compartilhar




Significado das Figuras das Cartas de Tarô



 As figuras do Tarô estão em constante movimento para nos fazer pensar, dançando como o Shiva de cem braços; seus significados se cruzam e se completam de várias maneiras.

Cada carta representa um arquétipo: a personificação das forças; as faces são caracterizadas por um disfarce típico, que apresenta uma característica típica de Máscara. O rosto começa a se modificar, tornar-se radiante, amedrontador ou consolador conforme o estado de espírito em que nos encontramos. Aí a carta não é mais uma ideia, ela se torna um acontecimento.

Todas as cartas acentuam a importância da atenção que ajuda o reconhecimento da ação, bem como o auto-reconhecimento. Todas, principalmente as carta X (Roda do Destino) , XI (Força) , XX (Julgamento), previnem contra a desatenção, a distração e contra a mera ação rotineira.

Uma figura nua representa uma verdade explícita que inclui o impulso instintivo do homem; uma figura vestida indica construções intelectuais e uma posição na comunidade. Vista de frente, o que se quer deixar claro com  a carta é a imutabilidade das formas inteligíveis que determina os fatos.

A orientação da figura no espaço mostra a natureza da ação. O perfil esquerdo da figura representa meditação e ação premeditada, ao passo que o perfil direito aponta para a atividade. No caso de uma figura em posição sentada acentua-se o desenvolvimento interior; se a carta for deitada em posição invertida, indica resistência e inatividade.

À cabeça dá-se um significado avaliador, ela revela a orientação da vontade. Uma cabeça nua expressa ações no âmbito espiritual; se estiver coberta, a ação se passa no âmbito material. O simbolismo da carta determina o âmbito ao qual a vontade se submete; assim, por exemplo, a coroa representa a força dominadora da irradiação; se a carta estiver invertida, menciona-se com isso o abuso da força.

Cabelos revelam algo das intenções individuais. Cabelos loiros indicam realização construtiva, mas se a carta estiver ao contrário, pode-se prever resultados negativos. Cabelos escuros indicam que ainda não há efeitos, a barba indica concentração da vontade em determinado objetivo.

O pescoço - como ponto de ligação entre o corpo e a cabeça - esclarece as possibilidades de relações do pensamento com a vida; se o pescoço estiver descoberto, não há impedimentos para essa possibilidades. Se o pescoço estiver coberto, é a cor que cobre que dá o fator decisivo. Por exemplo, a cor vermelha representa o impulso que leva à atividade.

A vida sentimental, com seus impulsos éticos e morais, está localizada no busto; e, no baixo-ventre, localizam-se os impulsos e necessidades físicas. Quando formos interpretar, é a cor das vestes que dá a medida desses impulsos. O cinto mostra a transição da ação impulsiva para a ação premeditada; se a carta estiver invertida deve-se recear precipitação.

O braços significam realização; o direito transmite decisões, esperanças; o esquerdo o posicionamento emocional e inconsciente. Se estiverem apontado para cima, há captação de forças espirituais, mas de apontarem para baixo significa indecisão. No caso de carta invertida significa submissão aos regulamentos estranhos. Se o braço tocar o cinto, isso revela a atuação conjunta das energias psíquicas e físicas.
A mão simboliza o poder mágico dos homens, seu conhecimento sobre as suas afinidades secretas e o adiamento ou a demora da sua evolução. A mão tanto pode segurar como largar.

As pernas mostram a transformação das intenções e sentimentos em ação concreta; se estiverem cruzadas, essa ação ainda está impedida. Se a figura estiver sentada, nesse caso existe uma base sólida. O pé erguido significa uma viagem: de acordo com a cor, essa viagem pode ser uma mudança de região ou uma introspecção. Ouroborus: realidade que se basta a si mesmo.



As Figuras nos revelam  os acontecimentos, conforme sua posição em relação as cartas ao redor.
Por exemplo: O Eremita com sua lamparina, qual carta ao seu redor ele ilumina? A Morte com sua foice, qual carta  ao seu redor ela esta ceifando? Qual a dúvida do Enamorado? O quê ou qual impulso a Força domina? Observando assim, também, os Arcanos Menores.
Portando as direções das figuras e a ação que representam, também, com as cartas próximas são um detalhe a mais na interpretação das cartas, que podem agregar bastante à leitura. Esquema este utilizado no Método Tabuleiro também conhecido como Labirinto.



Lucia

Referência:
O Tarô e o Autoconhecimento - Mary Steiner-Geringer
Imagens:
Taroteca 
Playing-card Basics 
The World of Playing Cards

Comentários

  1. Excelente texto, formas de se avaliar a simbologia das cartas de forma bem detalhista.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo1.2.11

    Exelente Lucia : )

    Parabens por este post!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Ola lucia,

    Gostei muito deste artigo, parabens!

    Gostava de ver um post, em que mostrasses como se faz uma analise a duas cartas, envolvendo as posicoes, as cores, as direccoes, e o que tens ai em cima, gostava de ver como fazes essa associacao, relacionada com a questao.

    Bom post!

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Obrigada!
    Este artigo acrescenta bastante, para os estudantes de tarô. Detalhes são tão importantes.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Oi Mago!

    Este é um ótimo tema para abordar em fóruns ou comunidades de tarô.
    Por que se leva certo tempo para descrever todos os detalhes que se vê nas cartas.
    É um exercício gostoso.
    E ter a opinião das outras pessoas, o quê mais elas vêem, o que percebem (também dependem do tarô que se usa).
    Mas nem todos estão de fato querendo se aprofundar no assunto, (em comunidades) estão mais interessados em ter suas consultas interpretadas, do quê abordar temas interessantes como esse, que é a essência do tarô.
    É uma pena, tanto tempo gasto, participando de comunidades que poderiam ser melhor aproveitados com assuntos que realmente fazem a diferença para o assíduo estudante de tarô.

    Enfim, vamos ao que interessa.
    Um breve exemplo, sem muitos detalhes.

    As 3 primeiras cartas acima (foram escolhidas aleatoriamente).
    Morte – Enamorados – 8 de Copas
    Independente da pergunta. Trata-se das escolhas do consultado (sem ação do destino ou terceiros).
    Pelo Enamorados, ele (o consultado) terá que fazer uma escolha e ele já escolheu, seu pé direito indica a direção/oportunidade/pessoa que ele escolheu. Há o elemento água nas 3 cartas. Então sentimentos estão envolvidos. Veja que A Morte esta cortando/mudando/alterando algo (é a ação do próprio consultado). Ele já fez a escolha mais vai desistir dela. O 8 de Copas, não é uma carta de perdas, e sim de abandonar algo que se conquistou, é o êxito abandonado. Então o consultado fará sua escolha e desistira dela em breve. Vê as figuras em pé, movimento, o cavalo da Morte, rapidez nos acontecimentos. Vê o caminho do 8 de Copas? Pedras e uma montanha, o quê pode ser um obstáculo, (nesse tarô, lógico)...e por ai vai... a situação vai ficando interessante e cheia de detalhes.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Mago2.3.11

    Obrigado pela descrição. :)

    Comprei este livro pela internet, estou a espera agora de o receber.

    Realmente a lucia observa os detalhes todos. Eu costumo ser mais directo, mas penso que assim com estes detalhes a leitura fica muito mais completa.

    Obrigado pelas dicas.

    Bj.: )

    ResponderExcluir
  7. Oi Mago

    Um bom livro esse, recomendo.

    Para quem conhece o significado de todas as cartas, a leitura fica praticamente automática. Difícil mesmo, se prender a todos os detalhes de cada carta.

    Seria interessante reservar um tempo, para fazer esse exercício de observar as cartas. Uma consulta pra si mesmo, (para depois conferir os feedbacks), ver qual detalhe chama mais atenção, ver aquele detalhe da carta que nem havia notado, enfim redescobrir o seu tarô. Pode-se passar horas observando uma sequência de cartas ou ficar pensando nelas o dia todo.
    E consultar alguns livros sobre os significados das imagens e dos detalhes de cada carta. Aos pouquinhos vai se conhecendo mais e mais cada carta e como ela se relaciona com as demais.

    Agradeço sua visita.

    Bjs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou do conteúdo?
Comente!

Formação Completa em Astrologia


Acesse o Curso, veja os depoimentos dos alunos.
Conheça os astros!

Curso Completo de Tarot. Do Zero ao Avançado!


+ Baralho Cigano + Oráculo terapêutico + Bônus. Acesse Escola de Magia
Aproveite essa Oportunidade!

Veja também

Baralho Comum - Significados

Baralho Comum Significados dos Naipes O significado de cada uma das cartas de uma leitura pode ser afetado pelas cartas mais próximas. É, no entanto, indispensável o conhecimento do significado individual de cada uma delas, especialmente das figuras. Estas têm tendências para representar indivíduos que fazem parte da vida da pessoa para quem se colocam as cartas, ou nela têm influência - ao passo que as outras cartas do naipe representam forças ou tendências. O cartomante deve ter em conta as associações tradicionais e muito importante que se relacionam com cada um dos naipes em geral. Bicycle Alchemy 1977 England Baralho Comum - Significados  Naipe de Copas     São as cartas do amor, da amizade e do prazer. Rei - Um homem importante de pele clara, talvez de posição elevada ou distinta; bondoso, terno e generoso. Bicycle  Anne Stokes  Dama - Todas as virtudes tradicionais encarnadas na mulher ideal do homem 'machista': bonita (e de pele clara)

Combinações das Cartas de Tarot - I

As Combinações das Cartas de Tarot No livro, Cartas e Destino de Hadés, ele sugere algumas Combinações das Cartas de Tarot, as quais denomina de « ENCONTROS »  Encontro significa « estar em contato ».  Os encontros, Combinações das Cartas de Tarot, são duas ou mais cartas que se seguem, estando, portando em contato.  Resulta disto uma influência que pode modificar a natureza das cartas e o seu significado.  Importantes  Combinações das Cartas de Tarot I Uma Paixão = Sol + Julgamento A aliança das duas cartas dará uma paixão, encontro entre a simultaneidade, a rapidez e o apelo representados, por um lado, pelo Julgamento. Do outro, os influxos ( Ato ou efeito de influir) benéficos tendentes ao amor e à concórdia, do Sol.  Casamento de Amor, por Súbita Paixão = Sol + Julgamento + Papa Acrescentemos uma terceira carta, o Papa, símbolo da legalidade, e que representa o presságio de um casamento de amor, em consequência de súbita paixão. Ac

Combinações com a Imperatriz

Combinações de Tarot Combinações com Arcanos Maiores: Imperatriz - Amor que aparece de repente. - Uma mulher muda à vida do consulente. Imperatriz + Mago: - É uma combinação extremamente positiva, indicando tudo o que tem a ver com a abundância conseguida graças a seu trabalho e as suas habilidades. - Diplomacia leva ao sucesso. - Par romântico e harmonioso. - Uma relação muito romântica e sensual. No amor :  -Mostra o início de um relacionamento ou o fortalecimento de um já existente.  -Paixão.  -Sucesso para engravidar se esse for o desejo. Na saúde :  -Boa saúde em geral. No dinheiro:   - Vida folgada graças à grande competência que o consulente tem no campo em que trabalha.  - Pessoa com grande potencial. No trabalho :  - Para o consulente desempregado, virá um trabalho muito bem renumerado.  - Para quem está empregado, anuncia aumento de salário ou melhorias substanciais. Imperatriz + Mago + Lua: - Pessoa muito criativa e imaginativa.  - Escritor, atriz, desig

Combinações com a Sacerdotisa

Combinações das Cartas do Tarot Sacerdotisa Combinações da Sacerdotisa com os Arcanos Maiores e os Arcanos Menores.  Inclui Cartas Invertidas. Combinações com os Arcanos Maiores Sacerdotisa Invertida: - Mulher que fere alguém com boatos e mentiras. Sacerdotisa + Louco: -Deve esperar para ser mais maduro para fazer o que quer e ainda tem que aprender muitas coisas para avançar. - Revelação vem tarde demais; perdeu a oportunidade. - Todos os caminhos estão abertos para o consulente. - Mulher que perde os papéis. - Perda de controle.  - Pessoa que ajuda a outra a manter o foco. - Mulher sábia que dá passos ousados no amor​​. - Portas abertas da iluminação espiritual, mas deve tomar cuidado para não se perder em fantasias. - Pode representar uma mulher imprudente e excessivamente idealista e sonhadora. - Amor que não se expressa e que finalmente se liberta. - Relação passageira. - No dinheiro, cuidado com suas economias, possível desperdício de algo guardado há muit

Combinações com o Mago.

Combinações com Arcanos Maiores: Mago + Sacerdotisa: - Uma mulher sábia encontra um companheiro prático e sensato que a complementa ou vice-versa. - É necessário concentrar-se e esperar. Estudos superiores. - Magia.  - Um projeto no ar.  - Mostra que sim, vai voltar. - Solução, êxito, problemas que pareciam estagnados agora está começando a ser solucionados, embora lentamente.  Mago + Sacerdotisa Invertida: - Encontrará trabalho mas alguém invejoso lhe colocará obstáculos. - Uma mulher sábia se vê tentada por um homem que não a merece e não a respeita.  Mago Invertido + Sacerdotisa: - Homem mentiroso, que não consegue enganar sua companheira. Mago Invertido + Sacerdotisa  Invertida: - Casal mal ajustado. Mago + Sacerdotisa + Justiça: - Exames ou testes, estudos que se acabam. O Mago é o trabalho, a Sacerdotisa os estudos e a Justiça fala sobre provas, exames.  Mago + Imperatriz: - Decisão acertada. - Tens todas as garantias para o sucesso, indica

Combinações com o Imperador

Tarot Arthurian Combinações com Arcanos Maiores: Imperador + Mago: - Esta combinação a nível geral indica  uma  situação de  equilíbrio representado pelo Imperador, a partir do qual começam a vir coisas novas e se iniciam novos projetos, todos representados pelo Mago. -  Juntas essas duas cartas anunciam que está em uma posição privilegiada e que têm capacidade para assumir o que quer. - Renovação indispensável. - Aconselha confiar em uma pessoa jovem, mas determinado, cheio de ideias. - Possibilidade de colaboração entre pai e filho. - É aconselhável confiar em uma pessoa jovem, mas determinado, cheio de ideias; - Possibilidade de colaboração entre pai e filho. - Reuniões, contatos, tudo está em movimento e novidade, falam de uma nova relação ou relacionamento estável. - Posição privilegiada para empreender algo. - Possível início de um relacionamento sério. Trabalho :  -Sempre em movimento.   -Novas ideias permitem o progresso no mundo profissional. - Se j

Significado das Cartas do Baralho Comum

Baralho Comum Significados para serem usados com o baralho comum porém similares ou iguais aos significados dos Arcanos Menores do Tarot. ♣ Naipe de Paus Relacionado com o elemento Fogo, o naipe de Paus agrupa as cartas que governam o crescimento, autodesenvolvimento, criatividade, engenhosidade, energia, ideias, inspiração, paixão.   ♣  Ás de Paus : uma carta de fertilidade feminina, o Ás denota criação, gênese, um novo empreendimento, atividade, sorte, lucro, herança, nascimento. ♣ Dois de Paus : representa um indivíduo maduro, seguro, audaz, valente. A carta também significa realização de objetivos e satisfação de necessidades. ♣  Três de Paus : praticidade, tino comercial, industriosidade e negociações comerciais são indicados pelo Três. ♣  Quatro de Paus : representa sociabilidade, harmonia, paz, serenidade, nova riqueza, colheita após trabalho, descanso após luta, romance. ♣  Cinco de Paus: o desfavorável Cinco significa desejos insatisfeitos, luta violenta, esforço,

Tarô Previsão - Gravidez

Nesta consulta usei o Método simples para averiguar gravidez. Tarô Mistico Uma ótima oportunidade para exemplificar este método. A situação: A consulente quer saber se esta grávida. Seu ciclo menstrual está atrasado e ela se encontra ansiosa pois não planejava engravidar. A consulta : » Casa 1 – Aspecto Psicológico – (plano mental) A Justiça + 6 de Copas Mentalmente está avaliando a situação, vê-se que há um certo equilíbrio sobre as atitudes a serem tomadas caso o resultado seja positivo para a gravidez. O 6 de Copas trazendo a tona as recordações do passado, possivelmente, ter um bebê, tenha sido um sonho de outrora.   » Casa 2 – Aspecto Corpóreo – (plano material) ‘ nesta casa pode-se constatar a gravidez ’ A Imperatriz + 2 de Paus  A Imperatriz, o Arcano da fertilidade, fecundidade, a mãe. É uma das cartas que indicam gravidez, mas geralmente uma gravidez planejada, o quê não é o caso desta consulente, que não desejava engravidar. Seu acompanhante o Menor 2 de Paus