Pular para o conteúdo principal

Tarô de Marselha — O Diabo (Destino)

O Diabo (Destino)
O Arcano da Contra-inspiração e da Sedução.



Descrição da simbologia — O décimo quinto arcano simboliza as forças que trabalham a favor das ilusões: a regressão e a paralisação no fragmentado e descontínuo. 

O personagem central é representado de pé sobre um pedestal em forma de cálice, com asas semelhantes às dos morcegos, uma estranha touca da qual saem dois chifres de veado, mãos e pés simiescos, mostrando as costas da mão direita erguida, enquanto segura na esquerda uma espada sem punho. 
Parece ser macho, embora tenha seios desenvolvidos como os de uma mulher. 
Mais embaixo, um homem e uma mulher nus e com atributos animalescos estão, um de cada lado, presos a um aro que se encontra no centro do pedestal. 
O arcano todo representa as artes mágicas, em suas formas negativas, e as perversões.

Representação abstrata — A instintividade e os desejos, em todas as suas formas passionais, que aprisionam todos aqueles que se deixam dominar pelas ilusões materiais. 

No sentido positivo: destino, mistério, força maior, atrações secretas, magnetismo, ação mágica, capacidade taumatúrgica (Taumaturgo - Que ou aquele que faz milagres.), influências ocultas, sugestão, proteção contra encantamentos, dominação das massas, reservas de vitalidade, eletricidade vital na sua dupla polarização: ativa e passiva, eloquência. 

No sentido negativo: desordens; paixões, luxúrias, super-excitação, lubricidade; ignorância, intriga, amores desenfreados e ilícitos; problemas violentos, dependência dos sentidos, escravidão inconsciente, egoísmo, egocentrismo; triunfos conseguidos através de artimanhas, desrespeito aos sentimentos alheios, megalomania, histeria, maquinações, abuso da posição para fins pessoais, enlouquecimento, falta de moderação; emprego de meios ilícitos, bruxaria, malefícios, espíritos malignos, manobras criminosas; instintos grosseiros, maledicência destrutiva; debilidade, degeneração.

Interpretações divinatórias — As correntes de energia que provêm do Diabo não são propriamente satânicas, embora contra elas só mesmo um herói possa resistir. 
A predominância, entretanto, da matéria e das ilusões torna esta carta maléfica. 

No plano mental: muita atividade, mas totalmente egoísta; sagacidade e dom para solucionar enigmas; falta de preocupação com a justiça. 

No plano anímico: cego pelas paixões, o consulente perde a ligação com o plano espiritual; desrespeito pelo próximo; busca em todas as direções para atrair tudo. 

No plano físico: no domínio das realizações materiais e concretas, esta carta concede grande irradiação, embora os sucessos neste plano sejam obtidos por meios censuráveis; os delitos permanecerão na impunidade. 

No domínio afetivo: aproximação entre os sexos, cada um pensando só no seu prazer; paixões que cegam, acompanhadas das inevitáveis decepções; destruição ou conquista de um corpo por meios violentos. 

De maneira geral, as empresas a que se refere esta carta serão coroadas de êxito, mas, de acordo com as outras cartas, estes sucessos serão efêmeros e castigados. 
Recomenda-se transmutar os desejos e as paixões em energias voltadas para o conhecimento das próprias motivações interiores — autoexame.


RESUMO

Significado abstrato: não tem. 

Significado prático: triunfo obtido de maneira perniciosa, por intriga; fortuna ganha por meio de fraude; grande poder de uma pessoa sem escrúpulos, que provoca a destruição de outras para obter seu triunfo. Esta carta promete punição: o triunfo, além de temporário, será seguido de castigo. 

Em posição invertida: ação com intuitos maus, cujos efeitos, no entanto, são inofensivos. 

Moral: Raciocínio. 

Físico: Falta de fôlego, falta de energia.


Com as Cartas

  • IV (O Imperador): Antes do Imperador, ambas em posição normal: poder obtido pelo terror e desencadeamento das forças do mal. Após O Imperador, ambas em posição normal: pessoa com grande poder ameaçada de morte. Atenção: A figura do Imperador pode representar o consulente. 
  • V (O Sumo Sacerdote): Após o Sumo Sacerdote, ambas em posição normal: duas forças em oposição, em luta, sujeitas à influência das cartas que se seguem ao Diabo. Em posição normal, antes do Sumo Sacerdote em posição invertida: O Diabo exerce toda sua força maligna. 
  • VIII (A Justiça): Antes da Justiça, ambas em posição normal: falsa apreensão, traição. Após A Justiça, ambas em posição normal: infração da lei. Antes da Justiça, ambas em posição normal: ensinamentos ou doutrinas inofensivas. 
  • X (A Roda da Fortuna): Alternativas frustradas e satisfação. 
  • XVII (A Estrela): Antes da Estrela, ambas normais: combinação de significado abstrato, pois A Estrela exerce total influência sobre O Diabo, neutralizando-o. No plano físico, triunfo das emoções. Após A Estrela, ambas em posição normal: o mesmo significado. Após A Estrela, ambas invertidas: na vida prática, perda de algo muito belo por motivo de desequilíbrio. 
  • XX (O Julgamento): Curar sentimentos feridos pela razão. 
  • XXI (O Mundo): Um encontro com alguém. 
  • O Louco: Transação com negócio desonesto.





Lucia


Extraído de:
Tarô de Marselha – Revista Almanaque Planeta Tarô, 6ª Edição, Jul/1989.

Fonte primordial:
hospedado no 4shared.com por pehemaas-br.blogspot.com

Comentários

Luiz Carlin disse…
Lucia boa Tarde, tudo bem?
Você por acaso, você tem essa revista(Tarô de Marselha - Revista Almanaque Planeta 6ª Ed - Jul/1989) em PDF?
Ela é a grande responsável pelo meu fascínio por essa ferramenta e pelos meus 97 decks e algumas dezenas de livros sobre o tema. Já procurei em alguns Sebos e não acho.
Parabéns pelo site e Grande Abraço!
Lucia Macedo disse…
Olá Luiz.

Tudo bem e você?

Parabéns pela sua coleção de decks :)
Não tenho essa revista, também procurei e infelizmente não encontrei.
As postagens sobre o Tarô de Marselha (conteúdo dessa revista), faz parte de um trabalho comparativo com outros dois tarôs (Tarô Místico e Tarô dos Orixás), elaborado por pehemaas (o blog já não existe mais), a pessoa em questão não é taróloga, mas sim alguém que também gosta muito do tema.

Agradeço sua visita.

Abraço.


Unknown disse…
Olá. Gostaria muito de saber sobre a combinãção do Diabo com a Lua.
Lucia Macedo disse…
Olá Isabela.

Essa é uma combinação forte, indica confusão, possessividade, paixão, traição> não é uma combinação boa nos diversos setores da vida, sempre traz enganos.

Boa sorte.
Lucia
Unknown disse…
Oi, gostaria de saber mais sobre a carta o diabo em se tratando de sentimentos...e como poderia interpreta-lo combinado com o 8 de paus?
Unknown disse…
Olá, tudo bem? Gostaria de saber mais sobre a carta o diabo em se tratando de sentimentos...o que a outra pessoa pensa, sente..tirei essa carta enquanto fazia o método "templo de Afrodite"..e como interpreta-la combinando-a com o oito de paus?
Lucia Macedo disse…
Olá Liliana.

Tudo bem e você?

Com o Diabo sempre há interesse amoroso. Oito de Paus é uma carta de mudança, pode trazer boas novidades ou não (sobre essa pessoa) no campo amoroso. Também pode ser um caso amoroso temporário, de curta duração.

Boa sorte.
Ola gostaria muito de saber sobre a combinação do diabo mais 4 de paus e mais cavaleiro de.espadas. a pergunta foi se teria noticias ate fim do ano, se a pessoa iria procurar.
Obrigada 😊
Lucia Macedo disse…
Olá Greice.

Cavaleiro de Espadas costuma trazer notícias inesperadas, podem não ser das melhores.

Boa sorte.
Vanessa disse…
Olá vc poderia me esclarecer sobre a combinação Diabo+ lua + louco? Gratidão
Unknown disse…
Olá, gostaria de saber sobre a combinação do diabo, juízo e mundo para dinheiro.
Carol Schoba disse…
Gostaria demais de saber sobre a combinação Diabo + Estrela com relação a parte amorosa.
Unknown disse…
Oi Lúcia tem alguns meses que uso esse seu site para estudar! As combinaçoes dos arcanos maiores com os menores ... Mas infelizmente nao estou conseguindl aprender como mexer no seu site! Aonde eu clico oara mudar as combinações do arcano aqui! Só consigo achar se eu digitar no google .. Exemplo "Combinações do Diabo com rei de ouros" e as vezez aparece .. Outras nao aparece e eu tenho que buscar em outros sites .. Mas queria estudar só por aqui essas combinações! Você pode me ajudar?
Unknown disse…
Seis de espada+6 de ouro+ carta do diabo. Que significa?
Unknown disse…
diabo + 3 de espadas consegue me ajudar? e tem uma sota de ouros com 5 d paus conflitos
Unknown disse…
É possivel saber a combinação do diabo com o rei de ouros?

Veja também:

Baralho Comum - Significados

O significado de cada uma das cartas de uma leitura pode ser afetado pelas cartas mais próximas. É, no entanto, indispensável o conhecimento do significado individual de cada uma delas, especialmente das figuras. Estas têm tendências para representar indivíduos que fazem parte da vida da pessoa para quem se colocam as cartas, ou nela têm influência - ao passo que as outras cartas do naipe representam forças ou tendências. O cartomante deve ter em conta as associações tradicionais e muito importante que se relacionam com cada um dos naipes em geral. Bicycle Alchemy 1977 England Copas     São as cartas do amor, da amizade e do prazer. Rei - Um homem importante de pele clara, talvez de posição elevada ou distinta; bondoso, terno e generoso. Bicycle  Anne Stokes  Dama - Todas as virtudes tradicionais encarnadas na mulher ideal do homem 'machista': bonita (e de pele clara), terna e amável; forte, generosa, com belo corpo e, principalmente, fiel e d

Combinações das Cartas de Tarot - I

No livro, Cartas e Destino de Hadés, ele sugere algumas combinações, as quais denomina de « ENCONTROS »  Encontro significa « estar em contato ». Os encontros são duas ou mais cartas que se seguem, estando, portando em contacto. Resulta disto uma influência que pode modificar a natureza das cartas e o seu significado.  Encontros importantes  sugestões  Uma Paixão = Sol + Julgamento A aliança das duas cartas dará uma paixão, encontro entre a simultaneidade, a rapidez e o apelo representados, por um lado, pelo Julgamento. Do outro, os influxos ( Ato ou efeito de influir) benéficos tendentes ao amor e à concórdia, do Sol.  Casamento de Amor, por Súbita Paixão = Sol + Julgamento + Papa Acrescentemos uma terceira carta, o Papa, símbolo da legalidade, e que representa o presságio de um casamento de amor, em consequência de súbita paixão. Acidente = Mago + Roda da Fortuna + Torre  Acidente de Automóvel = Carro + Mago + Morte + Torre  Acid

Combinações com a Imperatriz

Combinações com Arcanos Maiores: Imperatriz - Amor que aparece de repente. - Uma mulher muda à vida do consulente. Imperatriz + Mago: - É uma combinação extremamente positiva, indicando tudo o que tem a ver com a abundância conseguida graças a seu trabalho e as suas habilidades. - Diplomacia leva ao sucesso. - Par romântico e harmonioso. - Uma relação muito romântica e sensual. No amor :  -Mostra o início de um relacionamento ou o fortalecimento de um já existente.  -Paixão.  -Sucesso para engravidar se esse for o desejo. Na saúde :  -Boa saúde em geral. No dinheiro:   - Vida folgada graças à grande competência que o consulente tem no campo em que trabalha.  - Pessoa com grande potencial. No trabalho :  - Para o consulente desempregado, virá um trabalho muito bem renumerado.  - Para quem está empregado, anuncia aumento de salário ou melhorias substânciais. Imperatriz + Mago + Lua: - Pessoa muito criativa e imaginativa.  - Escritor, atriz, designer de moda, etc. I

Combinações com a Sacerdotisa.

Combinações com os Arcanos Maiores Sacerdotisa Invertida: - Mulher que fere alguém com boatos e mentiras. Sacerdotisa + Louco: -Deve esperar para ser mais maduro para fazer o que quer e ainda tem que aprender muitas coisas para avançar. - Revelação vem tarde demais; perdeu a oportunidade. - Todos os caminhos estão abertos para o consulente. - Mulher que perde os papéis. - Perda de controle.  - Pessoa que ajuda a outra a manter o foco. - Mulher sábia que dá passos ousados no amor​​. - Portas abertas da iluminação espiritual, mas deve tomar cuidado para não se perder em fantasias. - Pode representar uma mulher imprudente e excessivamente idealista e sonhadora. - Amor que não se expressa e que finalmente se liberta. - Relação passageira. - No dinheiro, cuidado com suas economias, possível desperdício de algo guardado há muito tempo. - É possível que gaste suas economias com supérfluos. - No trabalho, falando de uma preparação prévia que tenha tido e que agora ir

Combinações com o Mago.

Combinações com Arcanos Maiores: Mago + Sacerdotisa: - Uma mulher sábia encontra um companheiro prático e sensato que a complementa ou vice-versa. - É necessário concentrar-se e esperar. Estudos superiores. - Magia.  - Um projeto no ar.  - Mostra que sim, vai voltar. - Solução, êxito, problemas que pareciam estagnados agora está começando a ser solucionados, embora lentamente.  Mago + Sacerdotisa Invertida: - Encontrará trabalho mas alguém invejoso lhe colocará obstáculos. - Uma mulher sábia se vê tentada por um homem que não a merece e não a respeita.  Mago Invertido + Sacerdotisa: - Homem mentiroso, que não consegue enganar sua companheira. Mago Invertido + Sacerdotisa  Invertida: - Casal mal ajustado. Mago + Sacerdotisa + Justiça: - Exames ou testes, estudos que se acabam. O Mago é o trabalho, a Sacerdotisa os estudos e a Justiça fala sobre provas, exames.  Mago + Imperatriz: - Decisão acertada. - Tens todas as garantias para o sucesso, indica

O Significado Das Cartas Do Baralho

Significados para serem usados com o baralho comum porém similares ou iguais aos significados dos Arcanos Menores do Tarot.  ♣ O Naipe de Paus -  relacionado com o elemento Fogo, o naipe de Paus agrupa as cartas que governam o crescimento, autodesenvolvimento, criatividade, engenhosidade,energia, idéias, inspiração, paixão.  ♣  Ás de Paus: uma carta de fertilidade feminina, o Ás denota criação, gênese, um novo empreendimento, atividade, sorte, lucro, herança, nascimento. ♣  Dois de Paus: representa um indivíduo maduro, seguro, audaz, valente. A carta também significa realização de objetivos e satisfação de necessidades. ♣  Três de Paus: praticidade, tino comercial, industriosidade e negociações comerciais são indicados pelo Três. ♣  Quatro de Paus: representa sociabilidade, harmonia, paz, serenidade, nova riqueza, colheita após trabalho, descanso após luta, romance. ♣  Cinco de Paus: o desfavorável Cinco significa desejos insatisfeitos, luta violenta, esforço, conflito

Tarô Previsão - Gravidez

Nesta consulta usei o Método simples para averiguar gravidez. Tarô Mistico Uma ótima oportunidade para exemplificar este método. A situação: A consulente quer saber se esta grávida. Seu ciclo menstrual está atrasado e ela se encontra ansiosa pois não planejava engravidar. A consulta : » Casa 1 – Aspecto Psicológico – (plano mental) A Justiça + 6 de Copas Mentalmente está avaliando a situação, vê-se que há um certo equilíbrio sobre as atitudes a serem tomadas caso o resultado seja positivo para a gravidez. O 6 de Copas trazendo a tona as recordações do passado, possivelmente, ter um bebê, tenha sido um sonho de outrora.   » Casa 2 – Aspecto Corpóreo – (plano material) ‘ nesta casa pode-se constatar a gravidez ’ A Imperatriz + 2 de Paus  A Imperatriz, o Arcano da fertilidade, fecundidade, a mãe. É uma das cartas que indicam gravidez, mas geralmente uma gravidez planejada, o quê não é o caso desta consulente, que não desejava engravidar. Seu acompanhante o Menor 2 de Paus

Agradeço pela visita, volte sempre!

Agradeço pela visita, volte sempre!
Cartas do Destino