Pular para o conteúdo principal

Compartilhar




Tarô de Marselha — A Lua (Desapontamento)

A Lua (Desapontamento)
O Arcano da Inteligência instintiva, dos ciclos vitais.



Descrição da simbologia — O arcano dezoito representa a Lua nas situações específicas simbolizada pelos outros elementos que compõem a estampa: a “via iniciática lunar”, carregada de um sentido negativo e fúnebre, em oposição à “via solar” do arcano dezenove.
Retrata o mundo das aparências que enganam.
 A alegoria apresenta o astro noturno iluminando os objetos com sua luz refletida e indefinida. 
Ao mesmo tempo cheia e crescente e apresentando um perfil provavelmente feminino, lança à terra dezenove manchas de cor em forma de lágrimas. 
Abaixo dela, duas torres amarelas, uma de cada lado, perdem-se no horizonte. Diante das torres, dois cães ladram à Lua, e, abaixo destes, aparece um enorme caranguejo em meio às águas azuis. 
As torres que se elevam ao fundo advertem que o domínio da Lua está guardado por perigos: atrás delas haveria lendas e contos cheios de fantasmas, uma montanha e um precipício, segundo interpretação de Wirth sobre o que não se vê na gravura. Segundo Cirlot, os cães são os guardiões (cães — deuses?), que impedem a passagem da Lua para o domínio do conhecimento — solar. 
Já a relação do caranguejo com a Lua é antiga, aparecendo em ritos e lendas de numerosas culturas. 
A Lua é o regente do signo de Câncer, representado por um caranguejo. O arcano todo está relacionado ao plano iniciático da via úmida — lunar —, e não abarca o vasto e interminável simbolismo deste astro. Segundo Ouspensky, trata-se de uma alegoria, da viagem heroica, relacionada com o simbolismo de trânsito e passagem: o tanque de água — matéria primordial; o caranguejo — devorador do transitório, como o escaravelho entre os egípcios; os cães que interceptam, a passagem — qualificadores da aptidão do viajante para enfrentar o mistério; as torres, cheias de ciladas e portas — meta, fronteira.

Representação abstrata — A impressionabilidade imaginativa que impede o ser de chegar ao que ele é. 
Desdobramentos psíquicos, viagens extáticas, fantasias arbitrárias, vacilação constante, inquietudes, mudanças frequentes, imprevistos, adversidades; a noite, os sortilégios, as trevas, os feitiços; falta de energia, extravagâncias, falso saber, escravidão material; estado de consciência confuso, ideias quiméricas, lucidez sonâmbula. 

No sentido positivo: crise da fé, onde só a intuição, e não a razão, pode salvar.

Interpretações divinatórias — Carta de miragens e de sonhos, indica um embuste dos circundantes. 
Se estiver na companhia de boas cartas, pode ter o sentido apenas de multiplicação dos efeitos destas. Mas sempre se deve precaver das possibilidades de erro que ela encerra. 

No plano mental: falta de lógica, excesso de imaginação e perigo de depender exclusivamente desta faculdade. 

No plano anímico: forças do inconsciente tendendo a uma inversão de planos, a menos que esteja na companhia de cartas fortes como O Sumo Sacerdote, O Sol, O Mundo, O Carro, etc. 

No plano físico: influências perniciosas, fraudes, enganos, alcoolismo, drogas e tudo o que se refere a estados de sono da alma; trevas e obscuridade; fecundidade e de gestação. 

Em geral, recomenda mudança do ambiente ao qual ela se refere, e busca de lugares secos, ao sol.


RESUMO

Significado abstrato: ilusão. 

Significado prático: escândalo, denúncia ou revelação de um segredo. 
É uma carta ruim, que denota estado de consciência confuso e agitado. 

Em posição invertida: tentativa de realização. Os obstáculos acima referidos podem ser atenuados pela influência das outras cartas. 

Esta carta é poderosa quando acompanhada pela Papisa (ou A Grã- Sacerdotisa), pela Casa de Deus ou pelo Enamorado. 

Moral: Ansiedade. Obsessão. 

Físico: Estado delicado de saúde.


Com as Cartas: 

  • II (A Grã-Sacerdotisa): Antes da Papisa, ambas na posição normal: apesar do desejo de guardar segredos, estes serão revelados. 
  • V (O Sumo Sacerdote): Diminuição de possibilidades de doença. Mágoas são curadas. 
  • VIII (A Justiça): Após A Justiça, ambas na posição normal: denúncia; justiça aparente; falso testemunho provoca uma condenação injusta; existência de fatos que não podem ser provados. Invertida, após A Justiça na posição normal: mesmos efeitos, atenuados pelo reconhecimento dos erros. Antes da Justiça, ambas invertidas: denúncias e falsos testemunhos perdem seus efeitos. Antes da Justiça, ambas normais: as duas cartas têm a mesma força nessa posição, e seu significado depende das cartas que as cercam. Se A Morte segue A Justiça, por exemplo, a pessoa atacada poderá cometer suicídio. Invertida, antes da Justiça em posição normal: apesar da delação e do falso testemunho, A Justiça triunfará. Em posição normal, antes da Justiça invertida: os fatos mencionados anteriormente triunfarão sobre A Justiça. Antes da Justiça, ambas invertidas: os escândalos serão esquecidos. 
  • X (A Roda da Fortuna): Má sorte superada. 
  • XV (O Diabo): Impotência. Frigidez. Uma operação nos órgãos genitais. 
  • XVI (A Casa de Deus): Após A Casa de Deus, ambas em posição normal: o mesmo que na situação anterior, com a diferença de que o consulente toma consciência do erro que aconteceu. Antes da Casa de Deus, ambas na posição normal: o consulente constrói uma crença e age com a esperança de que poderá mantê-la; mas, no auge desse estado de espírito, tudo se desintegra, sem que ele saiba a razão. Em posição normal, antes da Casa de Deus invertida: os efeitos destruidores da Lua são ligeiramente atenuados. Antes da Casa de Deus, ambas invertidas: tentativa, sem sucesso, de “destruir” um estado de coisas; projetos abortados, malsucedidos; revelação de segredos graves, profundamente ocultos. Com A Casa de Deus na posição normal, haveria sucesso na tentativa de destruição; mas, na posição invertida, aqueles que provocaram o mal sofrerão suas consequências. 
  • XX (O Julgamento): Entrega física ou moral. 
  • XXI (O Mundo): As dificuldades são de curta duração. 
  • O Louco: Dor. Estresse.




Lucia


Extraído de:
Tarô de Marselha – Revista Almanaque Planeta Tarô, 6ª Edição, Jul/1989.

Fonte primordial:
hospedado no 4shared.com por pehemaas-br.blogspot.com

Comentários

Formação Completa em Astrologia


Acesse o Curso, veja os depoimentos dos alunos.
Conheça os astros!

Curso Completo de Tarot. Do Zero ao Avançado!


+ Baralho Cigano + Oráculo terapêutico + Bônus. Acesse Escola de Magia
Aproveite essa Oportunidade!

Veja também

Baralho Comum - Significados

Baralho Comum Significados dos Naipes O significado de cada uma das cartas de uma leitura pode ser afetado pelas cartas mais próximas. É, no entanto, indispensável o conhecimento do significado individual de cada uma delas, especialmente das figuras. Estas têm tendências para representar indivíduos que fazem parte da vida da pessoa para quem se colocam as cartas, ou nela têm influência - ao passo que as outras cartas do naipe representam forças ou tendências. O cartomante deve ter em conta as associações tradicionais e muito importante que se relacionam com cada um dos naipes em geral. Bicycle Alchemy 1977 England Baralho Comum - Significados  Naipe de Copas     São as cartas do amor, da amizade e do prazer. Rei - Um homem importante de pele clara, talvez de posição elevada ou distinta; bondoso, terno e generoso. Bicycle  Anne Stokes  Dama - Todas as virtudes tradicionais encarnadas na mulher ideal do homem 'machista': bonita (e de pele clara)

Combinações das Cartas de Tarot - I

As Combinações das Cartas de Tarot No livro, Cartas e Destino de Hadés, ele sugere algumas Combinações das Cartas de Tarot, as quais denomina de « ENCONTROS »  Encontro significa « estar em contato ».  Os encontros, Combinações das Cartas de Tarot, são duas ou mais cartas que se seguem, estando, portando em contato.  Resulta disto uma influência que pode modificar a natureza das cartas e o seu significado.  Importantes  Combinações das Cartas de Tarot I Uma Paixão = Sol + Julgamento A aliança das duas cartas dará uma paixão, encontro entre a simultaneidade, a rapidez e o apelo representados, por um lado, pelo Julgamento. Do outro, os influxos ( Ato ou efeito de influir) benéficos tendentes ao amor e à concórdia, do Sol.  Casamento de Amor, por Súbita Paixão = Sol + Julgamento + Papa Acrescentemos uma terceira carta, o Papa, símbolo da legalidade, e que representa o presságio de um casamento de amor, em consequência de súbita paixão. Ac

Combinações com a Imperatriz

Combinações de Tarot Combinações com Arcanos Maiores: Imperatriz - Amor que aparece de repente. - Uma mulher muda à vida do consulente. Imperatriz + Mago: - É uma combinação extremamente positiva, indicando tudo o que tem a ver com a abundância conseguida graças a seu trabalho e as suas habilidades. - Diplomacia leva ao sucesso. - Par romântico e harmonioso. - Uma relação muito romântica e sensual. No amor :  -Mostra o início de um relacionamento ou o fortalecimento de um já existente.  -Paixão.  -Sucesso para engravidar se esse for o desejo. Na saúde :  -Boa saúde em geral. No dinheiro:   - Vida folgada graças à grande competência que o consulente tem no campo em que trabalha.  - Pessoa com grande potencial. No trabalho :  - Para o consulente desempregado, virá um trabalho muito bem renumerado.  - Para quem está empregado, anuncia aumento de salário ou melhorias substanciais. Imperatriz + Mago + Lua: - Pessoa muito criativa e imaginativa.  - Escritor, atriz, desig

Combinações com a Sacerdotisa

Combinações das Cartas do Tarot Sacerdotisa Combinações da Sacerdotisa com os Arcanos Maiores e os Arcanos Menores.  Inclui Cartas Invertidas. Combinações com os Arcanos Maiores Sacerdotisa Invertida: - Mulher que fere alguém com boatos e mentiras. Sacerdotisa + Louco: -Deve esperar para ser mais maduro para fazer o que quer e ainda tem que aprender muitas coisas para avançar. - Revelação vem tarde demais; perdeu a oportunidade. - Todos os caminhos estão abertos para o consulente. - Mulher que perde os papéis. - Perda de controle.  - Pessoa que ajuda a outra a manter o foco. - Mulher sábia que dá passos ousados no amor​​. - Portas abertas da iluminação espiritual, mas deve tomar cuidado para não se perder em fantasias. - Pode representar uma mulher imprudente e excessivamente idealista e sonhadora. - Amor que não se expressa e que finalmente se liberta. - Relação passageira. - No dinheiro, cuidado com suas economias, possível desperdício de algo guardado há muit

Combinações com o Mago.

Combinações com Arcanos Maiores: Mago + Sacerdotisa: - Uma mulher sábia encontra um companheiro prático e sensato que a complementa ou vice-versa. - É necessário concentrar-se e esperar. Estudos superiores. - Magia.  - Um projeto no ar.  - Mostra que sim, vai voltar. - Solução, êxito, problemas que pareciam estagnados agora está começando a ser solucionados, embora lentamente.  Mago + Sacerdotisa Invertida: - Encontrará trabalho mas alguém invejoso lhe colocará obstáculos. - Uma mulher sábia se vê tentada por um homem que não a merece e não a respeita.  Mago Invertido + Sacerdotisa: - Homem mentiroso, que não consegue enganar sua companheira. Mago Invertido + Sacerdotisa  Invertida: - Casal mal ajustado. Mago + Sacerdotisa + Justiça: - Exames ou testes, estudos que se acabam. O Mago é o trabalho, a Sacerdotisa os estudos e a Justiça fala sobre provas, exames.  Mago + Imperatriz: - Decisão acertada. - Tens todas as garantias para o sucesso, indica

Combinações com o Imperador

Tarot Arthurian Combinações com Arcanos Maiores: Imperador + Mago: - Esta combinação a nível geral indica  uma  situação de  equilíbrio representado pelo Imperador, a partir do qual começam a vir coisas novas e se iniciam novos projetos, todos representados pelo Mago. -  Juntas essas duas cartas anunciam que está em uma posição privilegiada e que têm capacidade para assumir o que quer. - Renovação indispensável. - Aconselha confiar em uma pessoa jovem, mas determinado, cheio de ideias. - Possibilidade de colaboração entre pai e filho. - É aconselhável confiar em uma pessoa jovem, mas determinado, cheio de ideias; - Possibilidade de colaboração entre pai e filho. - Reuniões, contatos, tudo está em movimento e novidade, falam de uma nova relação ou relacionamento estável. - Posição privilegiada para empreender algo. - Possível início de um relacionamento sério. Trabalho :  -Sempre em movimento.   -Novas ideias permitem o progresso no mundo profissional. - Se j

Significado das Cartas do Baralho Comum

Baralho Comum Significados para serem usados com o baralho comum porém similares ou iguais aos significados dos Arcanos Menores do Tarot. ♣ Naipe de Paus Relacionado com o elemento Fogo, o naipe de Paus agrupa as cartas que governam o crescimento, autodesenvolvimento, criatividade, engenhosidade, energia, ideias, inspiração, paixão.   ♣  Ás de Paus : uma carta de fertilidade feminina, o Ás denota criação, gênese, um novo empreendimento, atividade, sorte, lucro, herança, nascimento. ♣ Dois de Paus : representa um indivíduo maduro, seguro, audaz, valente. A carta também significa realização de objetivos e satisfação de necessidades. ♣  Três de Paus : praticidade, tino comercial, industriosidade e negociações comerciais são indicados pelo Três. ♣  Quatro de Paus : representa sociabilidade, harmonia, paz, serenidade, nova riqueza, colheita após trabalho, descanso após luta, romance. ♣  Cinco de Paus: o desfavorável Cinco significa desejos insatisfeitos, luta violenta, esforço,

Tarô Previsão - Gravidez

Nesta consulta usei o Método simples para averiguar gravidez. Tarô Mistico Uma ótima oportunidade para exemplificar este método. A situação: A consulente quer saber se esta grávida. Seu ciclo menstrual está atrasado e ela se encontra ansiosa pois não planejava engravidar. A consulta : » Casa 1 – Aspecto Psicológico – (plano mental) A Justiça + 6 de Copas Mentalmente está avaliando a situação, vê-se que há um certo equilíbrio sobre as atitudes a serem tomadas caso o resultado seja positivo para a gravidez. O 6 de Copas trazendo a tona as recordações do passado, possivelmente, ter um bebê, tenha sido um sonho de outrora.   » Casa 2 – Aspecto Corpóreo – (plano material) ‘ nesta casa pode-se constatar a gravidez ’ A Imperatriz + 2 de Paus  A Imperatriz, o Arcano da fertilidade, fecundidade, a mãe. É uma das cartas que indicam gravidez, mas geralmente uma gravidez planejada, o quê não é o caso desta consulente, que não desejava engravidar. Seu acompanhante o Menor 2 de Paus