Pular para o conteúdo principal

Compartilhar




Tarô de Marselha — O Sol (Felicidade)

O Sol (Felicidade)
O Arcano da Intuição.



Descrição da simbologia — A lâmina dezenove simboliza o momento de máxima atividade do espírito, que, na sua dupla irradiação — calórica e luminosa, estabelece o contato com a energia universal. 
O disco solar está rodeado de raios alternadamente curvos e ondulados — uma alusão aos efeitos de luz e calor do astro. É uma emanação fecunda e fina, e não errante como A Lua, e revela, por isso, a realidade das coisas no seu aspecto imutável. 
O Sol ilumina dois meninos que vestem apenas uma tanga azul e uma espécie de colarinho do mesmo tom que a pele — imagem da inocência e da felicidade que a simplicidade da vida confere. 
Um dos meninos coloca sua mão esquerda na altura do plexo solar de seu companheiro. 
Este par pode ser também uma alusão ao signo zodiacal de Gêmeos, que, por sua vez, é relacionado ao verão, estação onde reina o Sol. 
Wirth vê neles os filhos da luz e uma alegoria às bodas do sentimento e da razão, ou, ainda, a tarefa de regeneração que o universo começou a realizar depois da queda. Wirth os chama “aqueles que reconquistarão o Paraíso”. 
A iconografia deste arcano não apresenta muita originalidade, já que a imagem do Sol, figura central, é a mesma que se encontra em qualquer figuração do astro. 
Alberto Cousté adverte que, como no caso do arcano A Lua, é necessário prevenir-se contra uma excessiva assimilação do vasto simbolismo solar, a fim de não se conferir desmedida importância a esta carta em relação ao conjunto das outras 21. 
Aqui, no tarô, O Sol pode ser compreendido em oposição ao simbolismo do arcano dezoito — A Lua —, relacionando-se, portanto, à alternância dos contrários: dia/noite; luz/trevas; luz potente/luz fraca; luz quente/luz fria; masculino/feminino; espírito/ matéria etc. 
Pode ser associado ao aspecto Filho das divindades trinitárias, onde aparece frequentemente como atributo dos heróis. 
Nesse sentido, está relacionado às purificações e às provas cuja finalidade é tornar transparentes e claras as opacas e obscuras certezas dos sentidos, para que as verdades superiores sejam compreendidas.

Representação abstrata — O Sol é o símbolo da totalidade psíquica e da comunhão entre o consciente e o inconsciente. 
A capacidade do homem de realizar suas empresas com êxito, através de sua inteligência e esforço próprio. 
Felicidade, alegria, luz; justa recompensa, aprovação, aclamação, vitória, desembaraço, revelação, glória; espiritualidade, iluminação, clareza de juízo; honras, celebridade; verbo que ilumina, visão ampla; desvelo altruísta, nobreza, generosidade, grandeza moral; talentos estéticos, saúde, beleza física. 

Sentido negativo: frivolidade, pose, esnobismo, vaidade, susceptibilidade, necessidade de ser admirado, gosto pelo brilho fácil, idealismo incompatível com o sentido da realidade brutal, fantasias de triunfos que substituem as autênticas vitórias.

Interpretações divinatórias — Carta muito forte, uma das melhores do tarô, em contato direto com a luz. Sinônimo de aliança, triunfo e regresso ao próprio caminho.
Carta de crescimento espiritual, cujos efeitos dependem do progresso moral do consulente. Atenua os efeitos maléficos das cartas más.

No plano mental: consciência, superioridade ativa e poder criador.

No plano anímico: verbo, missão, vocação e fusão com as forças universais. 

No plano físico: triunfos, sorte, êxito material; assinala a conquista de uma afeição; junto com O Sumo Sacerdote: legalização de uma ligação.


RESUMO

Significado abstrato: irradiação universal. 

Significado prático: uma carta muito poderosa, que se adapta a todas as outras e não é influenciada por nenhuma; em qualquer situação é um indício de triunfo e sucesso. 

Em posição invertida: o triunfo é retardado, mas não anulado. 

Moral: Tendências intelectuais. Presentes artísticos. 

Físico: Força. Vitalidade.


Com as Cartas: 

  • V (O Sumo Sacerdote): Longevidade. 
  • X (A Roda da Fortuna): Satisfação após fazer uma viagem. 
  • XIII (A Morte): Antes da Morte, ambas em posição normal: a morte de alguém trará algo bom, um evento feliz, um triunfo. 
  • XV (O Diabo): Aumento da vitalidade. Imoralidade. 
  • XVI (A Casa de Deus): Antes da Casa de Deus, ambas em posição normal: triunfo irradiante. Após A Casa de Deus, ambas em posição normal: apesar da aparente destruição, o triunfo se imporá. 
  • XX (O Julgamento): Trabalho produtivo. Amor correspondido. 
  • XXI (O Mundo): Moral renovada e estímulo material. 
  • O Louco: Desapontamento sentimental. Falha.




Lucia


Extraído de:
Tarô de Marselha – Revista Almanaque Planeta Tarô, 6ª Edição, Jul/1989.

Fonte primordial:
hospedado no 4shared.com por pehemaas-br.blogspot.com

Comentários

Formação Completa em Astrologia


Acesse o Curso, veja os depoimentos dos alunos.
Conheça os astros!

Curso Completo de Tarot. Do Zero ao Avançado!


+ Baralho Cigano + Oráculo terapêutico + Bônus. Acesse Escola de Magia
Aproveite essa Oportunidade!

Veja também

Baralho Comum - Significados

Baralho Comum Significados dos Naipes O significado de cada uma das cartas de uma leitura pode ser afetado pelas cartas mais próximas. É, no entanto, indispensável o conhecimento do significado individual de cada uma delas, especialmente das figuras. Estas têm tendências para representar indivíduos que fazem parte da vida da pessoa para quem se colocam as cartas, ou nela têm influência - ao passo que as outras cartas do naipe representam forças ou tendências. O cartomante deve ter em conta as associações tradicionais e muito importante que se relacionam com cada um dos naipes em geral. Bicycle Alchemy 1977 England Baralho Comum - Significados  Naipe de Copas     São as cartas do amor, da amizade e do prazer. Rei - Um homem importante de pele clara, talvez de posição elevada ou distinta; bondoso, terno e generoso. Bicycle  Anne Stokes  Dama - Todas as virtudes tradicionais encarnadas na mulher ideal do homem 'machista': bonita (e de pele clara)

Combinações das Cartas de Tarot - I

As Combinações das Cartas de Tarot No livro, Cartas e Destino de Hadés, ele sugere algumas Combinações das Cartas de Tarot, as quais denomina de « ENCONTROS »  Encontro significa « estar em contato ».  Os encontros, Combinações das Cartas de Tarot, são duas ou mais cartas que se seguem, estando, portando em contato.  Resulta disto uma influência que pode modificar a natureza das cartas e o seu significado.  Importantes  Combinações das Cartas de Tarot I Uma Paixão = Sol + Julgamento A aliança das duas cartas dará uma paixão, encontro entre a simultaneidade, a rapidez e o apelo representados, por um lado, pelo Julgamento. Do outro, os influxos ( Ato ou efeito de influir) benéficos tendentes ao amor e à concórdia, do Sol.  Casamento de Amor, por Súbita Paixão = Sol + Julgamento + Papa Acrescentemos uma terceira carta, o Papa, símbolo da legalidade, e que representa o presságio de um casamento de amor, em consequência de súbita paixão. Ac

Combinações com a Imperatriz

Combinações de Tarot Combinações com Arcanos Maiores: Imperatriz - Amor que aparece de repente. - Uma mulher muda à vida do consulente. Imperatriz + Mago: - É uma combinação extremamente positiva, indicando tudo o que tem a ver com a abundância conseguida graças a seu trabalho e as suas habilidades. - Diplomacia leva ao sucesso. - Par romântico e harmonioso. - Uma relação muito romântica e sensual. No amor :  -Mostra o início de um relacionamento ou o fortalecimento de um já existente.  -Paixão.  -Sucesso para engravidar se esse for o desejo. Na saúde :  -Boa saúde em geral. No dinheiro:   - Vida folgada graças à grande competência que o consulente tem no campo em que trabalha.  - Pessoa com grande potencial. No trabalho :  - Para o consulente desempregado, virá um trabalho muito bem renumerado.  - Para quem está empregado, anuncia aumento de salário ou melhorias substanciais. Imperatriz + Mago + Lua: - Pessoa muito criativa e imaginativa.  - Escritor, atriz, desig

Combinações com a Sacerdotisa

Combinações das Cartas do Tarot Sacerdotisa Combinações da Sacerdotisa com os Arcanos Maiores e os Arcanos Menores.  Inclui Cartas Invertidas. Combinações com os Arcanos Maiores Sacerdotisa Invertida: - Mulher que fere alguém com boatos e mentiras. Sacerdotisa + Louco: -Deve esperar para ser mais maduro para fazer o que quer e ainda tem que aprender muitas coisas para avançar. - Revelação vem tarde demais; perdeu a oportunidade. - Todos os caminhos estão abertos para o consulente. - Mulher que perde os papéis. - Perda de controle.  - Pessoa que ajuda a outra a manter o foco. - Mulher sábia que dá passos ousados no amor​​. - Portas abertas da iluminação espiritual, mas deve tomar cuidado para não se perder em fantasias. - Pode representar uma mulher imprudente e excessivamente idealista e sonhadora. - Amor que não se expressa e que finalmente se liberta. - Relação passageira. - No dinheiro, cuidado com suas economias, possível desperdício de algo guardado há muit

Combinações com o Mago.

Combinações com Arcanos Maiores: Mago + Sacerdotisa: - Uma mulher sábia encontra um companheiro prático e sensato que a complementa ou vice-versa. - É necessário concentrar-se e esperar. Estudos superiores. - Magia.  - Um projeto no ar.  - Mostra que sim, vai voltar. - Solução, êxito, problemas que pareciam estagnados agora está começando a ser solucionados, embora lentamente.  Mago + Sacerdotisa Invertida: - Encontrará trabalho mas alguém invejoso lhe colocará obstáculos. - Uma mulher sábia se vê tentada por um homem que não a merece e não a respeita.  Mago Invertido + Sacerdotisa: - Homem mentiroso, que não consegue enganar sua companheira. Mago Invertido + Sacerdotisa  Invertida: - Casal mal ajustado. Mago + Sacerdotisa + Justiça: - Exames ou testes, estudos que se acabam. O Mago é o trabalho, a Sacerdotisa os estudos e a Justiça fala sobre provas, exames.  Mago + Imperatriz: - Decisão acertada. - Tens todas as garantias para o sucesso, indica

Combinações com o Imperador

Tarot Arthurian Combinações com Arcanos Maiores: Imperador + Mago: - Esta combinação a nível geral indica  uma  situação de  equilíbrio representado pelo Imperador, a partir do qual começam a vir coisas novas e se iniciam novos projetos, todos representados pelo Mago. -  Juntas essas duas cartas anunciam que está em uma posição privilegiada e que têm capacidade para assumir o que quer. - Renovação indispensável. - Aconselha confiar em uma pessoa jovem, mas determinado, cheio de ideias. - Possibilidade de colaboração entre pai e filho. - É aconselhável confiar em uma pessoa jovem, mas determinado, cheio de ideias; - Possibilidade de colaboração entre pai e filho. - Reuniões, contatos, tudo está em movimento e novidade, falam de uma nova relação ou relacionamento estável. - Posição privilegiada para empreender algo. - Possível início de um relacionamento sério. Trabalho :  -Sempre em movimento.   -Novas ideias permitem o progresso no mundo profissional. - Se j

Significado das Cartas do Baralho Comum

Baralho Comum Significados para serem usados com o baralho comum porém similares ou iguais aos significados dos Arcanos Menores do Tarot. ♣ Naipe de Paus Relacionado com o elemento Fogo, o naipe de Paus agrupa as cartas que governam o crescimento, autodesenvolvimento, criatividade, engenhosidade, energia, ideias, inspiração, paixão.   ♣  Ás de Paus : uma carta de fertilidade feminina, o Ás denota criação, gênese, um novo empreendimento, atividade, sorte, lucro, herança, nascimento. ♣ Dois de Paus : representa um indivíduo maduro, seguro, audaz, valente. A carta também significa realização de objetivos e satisfação de necessidades. ♣  Três de Paus : praticidade, tino comercial, industriosidade e negociações comerciais são indicados pelo Três. ♣  Quatro de Paus : representa sociabilidade, harmonia, paz, serenidade, nova riqueza, colheita após trabalho, descanso após luta, romance. ♣  Cinco de Paus: o desfavorável Cinco significa desejos insatisfeitos, luta violenta, esforço,

Tarô Previsão - Gravidez

Nesta consulta usei o Método simples para averiguar gravidez. Tarô Mistico Uma ótima oportunidade para exemplificar este método. A situação: A consulente quer saber se esta grávida. Seu ciclo menstrual está atrasado e ela se encontra ansiosa pois não planejava engravidar. A consulta : » Casa 1 – Aspecto Psicológico – (plano mental) A Justiça + 6 de Copas Mentalmente está avaliando a situação, vê-se que há um certo equilíbrio sobre as atitudes a serem tomadas caso o resultado seja positivo para a gravidez. O 6 de Copas trazendo a tona as recordações do passado, possivelmente, ter um bebê, tenha sido um sonho de outrora.   » Casa 2 – Aspecto Corpóreo – (plano material) ‘ nesta casa pode-se constatar a gravidez ’ A Imperatriz + 2 de Paus  A Imperatriz, o Arcano da fertilidade, fecundidade, a mãe. É uma das cartas que indicam gravidez, mas geralmente uma gravidez planejada, o quê não é o caso desta consulente, que não desejava engravidar. Seu acompanhante o Menor 2 de Paus