Pular para o conteúdo principal


Tarô de Marselha — O Mundo (Poderes)

O Mundo (Poderes)

O Arcano da Alegria e da Celebração da Vida.

Mundo Tarot de Marselha

Descrição da simbologia 

O arcano vinte e um, resumo de todos os arcanos, simboliza a síntese da criação. 
Corresponde ao mundo espacial, ao conjunto do que é manifestado como reflexo de uma atividade criadora permanente. 
É figurado por uma mandala — representação geométrica e concêntrica do universo interior e exterior —, cujo centro é o homem que chegou ao conhecimento de si mesmo. 
O personagem nu que se encontra dentro de uma grinalda, com uma vara na mão, possui rosto masculino e seios de mulher. 
O pequeno manto que cai de seus ombros justamente encobre o seu genital. A androginia deste personagem simboliza a dualização integrada, própria dos mitos de nascimento. 
Nos cantos da carta, quatro figuras de animais evocam a representação simbólica tradicional dos quatro evangelistas: anjo, águia, leão e touro, por sua vez, se relaciona aos quatro elementos: ar, água, fogo e terra. 
Estas quatro figuras também podem ser compreendidas à luz das quatro funções da consciência descritas por Jung — pensamento, sentimento, intuição e sensação —, que, integradas, representam o homem individuado. 
O Mundo é a Anima Mundi dos alquimistas, liberada das trevas da matéria. 
Após penetrar no seio de todas as influências cósmicas, o homem superou a dualidade e chegou ao estado de libertação.

Representação abstrata — Representa aquele que alcançou a sua meta. 
Finalização, recompensa, apoteose; sorte grande, êxito completo, coroamento da obra, finalização de um processo; circunstâncias muito favoráveis, integridade absoluta; contemplação, êxtase, promessa de longa vida. 
Deus e seu reino, amor à humanidade, poder da vontade.

Sentido negativo: falta de vontade, mundanidade; ambiente hostil — todos contra; dispersão, incapacidade de concentração; sentimentos egoístas; ausência de energia criadora, estancamento total, perda de impulso; obstáculos.

Interpretações divinatórias — É a melhor carta do tarô, indicando sempre uma realização importante, na medida do valor moral do consulente. 
Carta de realização, triunfo e glória, permite vencer e chegar ao resultado e ao objeto dos desejos. 
Mais ativa no plano espiritual, afasta as ilusões e mostra o caminho. 

No plano mental: conhecimento, invenção, possibilidade de um domínio. 

No plano anímico: inspiração, proteção e numerosas ajudas. 

No plano físico: permite um triunfo momentâneo; o desejo tem todas as possibilidades de ser satisfeito; afeição segura que vem ao encontro do consulente; sorte, esplendor.


RESUMO


Significado abstrato: a perfeição do homem. 

Significado prático: o individual. Perde grande parte de seu poder no plano físico, ao qual não se adapta muito bem. 

Representa o elemento feminino e não pode se ajustar ao masculino. É uma carta muito individual. 
Se o consulente for um homem, a carta representa seus pensamentos, e não sua individualidade. 
Se for uma mulher, representa sua personalidade. 

Do ponto de vista emocional, indica o triunfo ou a negação dos sentimentos, de acordo com as cartas que estejam ao seu redor.

Em posição invertida: negação de sentimento; sacrifício no amor. 

Combina bem com O Enforcado e com A Morte, no plano abstrato. 
E também com A Estrela, O Sol e a maioria das cartas, com exceção da Justiça e da Papisa, que não podem ser interpretadas no mesmo plano. 

Moral: Capacidade de tomar decisões. Uma mente prática. 

Físico: Uma longa e sossegada vida.


Combinações com as Cartas


  • I (O Mago): Após O Mago, ambas na posição normal: essas cartas não podem ser interpretadas em conjunto, mas apenas em relação àquelas que estiverem ao seu redor. O mesmo se aplica ao Mundo antes do Mago, quando ambas estiverem em posição normal
  • V (O Sumo Sacerdote): Um protetor, um guia ou um parente aparecerá. 
  • X (A Roda da Fortuna): Ações prévias fortificadas. 
  • XII (O Enforcado): Após O Enforcado, ambas em posição normal: realização do triunfo por sacrifício voluntário. Em posição normal, após O Enforcado invertida: sacrifício que traz como recompensa um triunfo, determinado pela carta seguinte. Antes do Enforcado, ambas na posição normal: sacrifício, tristeza, sentimentos mal entendidos. Invertida, antes do Enforcado na posição normal: perda total de sentimento. A carta do Mundo não pode ficar invertida e se assim estiver, deve ser colocada na posição normal. 
  • XV (O Diabo): Egoísmo demasiado em suas decisões. 
  • XIX (O Sol): Após O Sol, ambas na posição normal: grande triunfo em todos os empreendimentos que se relacionam com os sentimentos. Antes do Sol, ambas em posição normal: sentimentos que proporcionam prazer, alegria e harmonia, todos oriundos da força do amor. Em posição normal, após O Sol invertida: os mesmos efeitos, porém um pouco retardados. Os sentimentos deverão se revelar e atingir toda a sua plenitude. Após O Sol, ambas invertidas: sentimentos nobres que deixaram de existir. 
  • O Louco: Extravagância temporária.



Lucia Macedo

Extraído de:
Tarô de Marselha – Revista Almanaque Planeta Tarô, 6ª Edição, Jul/1989.

Fonte primordial:
hospedado no 4shared.com por pehemaas-br.blogspot.com



Comentários

Veja também

Baralho Comum - Significados

Baralho Comum Significados dos Naipes O significado de cada uma das cartas de uma leitura pode ser afetado pelas cartas mais próximas. É, no entanto, indispensável o conhecimento do significado individual de cada uma delas, especialmente das figuras. Estas têm tendências para representar indivíduos que fazem parte da vida da pessoa para quem se colocam as cartas, ou nela têm influência - ao passo que as outras cartas do naipe representam forças ou tendências. O cartomante deve ter em conta as associações tradicionais e muito importante que se relacionam com cada um dos naipes em geral. Bicycle Alchemy 1977 England Baralho Comum - Significados  Naipe de Copas     São as cartas do amor, da amizade e do prazer. Rei - Um homem importante de pele clara, talvez de posição elevada ou distinta; bondoso, terno e generoso. Bicycle  Anne Stokes  Dama - Todas as virtudes tradicionais encarnadas na mulher ideal do homem 'machista': bonita (e de pele clara), terna e amáv

Combinações das Cartas de Tarot - I

As Combinações das Cartas de Tarot No livro, Cartas e Destino de Hadés, ele sugere algumas Combinações das Cartas de Tarot, as quais denomina de « ENCONTROS »  Encontro significa « estar em contato ».  Os encontros, Combinações das Cartas de Tarot, são duas ou mais cartas que se seguem, estando, portando em contato.  Resulta disto uma influência que pode modificar a natureza das cartas e o seu significado.  Importantes  Combinações das Cartas de Tarot I Uma Paixão = Sol + Julgamento A aliança das duas cartas dará uma paixão, encontro entre a simultaneidade, a rapidez e o apelo representados, por um lado, pelo Julgamento. Do outro, os influxos ( Ato ou efeito de influir) benéficos tendentes ao amor e à concórdia, do Sol.  Casamento de Amor, por Súbita Paixão = Sol + Julgamento + Papa Acrescentemos uma terceira carta, o Papa, símbolo da legalidade, e que representa o presságio de um casamento de amor, em consequência de súbita paixão. Ac

Combinações com a Imperatriz

Combinações de Tarot Combinações com Arcanos Maiores: Imperatriz - Amor que aparece de repente. - Uma mulher muda à vida do consulente. Imperatriz + Mago: - É uma combinação extremamente positiva, indicando tudo o que tem a ver com a abundância conseguida graças a seu trabalho e as suas habilidades. - Diplomacia leva ao sucesso. - Par romântico e harmonioso. - Uma relação muito romântica e sensual. No amor :  -Mostra o início de um relacionamento ou o fortalecimento de um já existente.  -Paixão.  -Sucesso para engravidar se esse for o desejo. Na saúde :  -Boa saúde em geral. No dinheiro:   - Vida folgada graças à grande competência que o consulente tem no campo em que trabalha.  - Pessoa com grande potencial. No trabalho :  - Para o consulente desempregado, virá um trabalho muito bem renumerado.  - Para quem está empregado, anuncia aumento de salário ou melhorias substanciais. Imperatriz + Mago + Lua: - Pessoa muito criativa e imaginativa.  - Escrito

Combinações com a Sacerdotisa

Combinações das Cartas do Tarot Sacerdotisa Combinações da Sacerdotisa com os Arcanos Maiores e os Arcanos Menores.  Inclui Cartas Invertidas. Combinações com os Arcanos Maiores Sacerdotisa Invertida: - Mulher que fere alguém com boatos e mentiras. Sacerdotisa + Louco: -Deve esperar para ser mais maduro para fazer o que quer e ainda tem que aprender muitas coisas para avançar. - Revelação vem tarde demais; perdeu a oportunidade. - Todos os caminhos estão abertos para o consulente. - Mulher que perde os papéis. - Perda de controle.  - Pessoa que ajuda a outra a manter o foco. - Mulher sábia que dá passos ousados no amor​​. - Portas abertas da iluminação espiritual, mas deve tomar cuidado para não se perder em fantasias. - Pode representar uma mulher imprudente e excessivamente idealista e sonhadora. - Amor que não se expressa e que finalmente se liberta. - Relação passageira. - No dinheiro, cuidado com suas economias, possível desperdício de algo guar

Combinações com o Mago

Combinações com Arcanos Maiores: Mago + Sacerdotisa: - Uma mulher sábia encontra um companheiro prático e sensato que a complementa ou vice-versa. - É necessário concentrar-se e esperar. Estudos superiores. - Magia.  - Um projeto no ar.  - Mostra que sim, vai voltar. - Solução, êxito, problemas que pareciam estagnados agora está começando a ser solucionados, embora lentamente.  Mago + Sacerdotisa Invertida: - Encontrará trabalho mas alguém invejoso lhe colocará obstáculos. - Uma mulher sábia se vê tentada por um homem que não a merece e não a respeita.  Mago Invertido + Sacerdotisa: - Homem mentiroso, que não consegue enganar sua companheira. Mago Invertido + Sacerdotisa  Invertida: - Casal mal ajustado. Mago + Sacerdotisa + Justiça: - Exames ou testes, estudos que se acabam. O Mago é o trabalho, a Sacerdotisa os estudos e a Justiça fala sobre provas, exames.  Mago + Imperatriz: - Decisão acertada. - Tens todas as garantias para o suc

Combinações com o Imperador

Tarot Arthurian Combinações com Arcanos Maiores: Imperador + Mago: - Esta combinação a nível geral indica  uma  situação de  equilíbrio representado pelo Imperador, a partir do qual começam a vir coisas novas e se iniciam novos projetos, todos representados pelo Mago. -  Juntas essas duas cartas anunciam que está em uma posição privilegiada e que têm capacidade para assumir o que quer. - Renovação indispensável. - Aconselha confiar em uma pessoa jovem, mas determinado, cheio de ideias. - Possibilidade de colaboração entre pai e filho. - É aconselhável confiar em uma pessoa jovem, mas determinado, cheio de ideias; - Possibilidade de colaboração entre pai e filho. - Reuniões, contatos, tudo está em movimento e novidade, falam de uma nova relação ou relacionamento estável. - Posição privilegiada para empreender algo. - Possível início de um relacionamento sério. Trabalho :  -Sempre em movimento.   -Novas ideias permitem o progresso no mundo profissional. - S

Combinações com a Lua

Combinações de Tarot Ancient Italien Tarot Combinações com os Arcanos Maiores: Lua + Mago: - M agia  amorosa. - Representa uma enorme capacidade de imaginação. - Tudo são  sonhos e ilusões. - Viver  alegrias. - Vida emocional será feliz. - Um novo relacionamento. - Indústrias criativas. - Um mistério. Lua Invertida + Mago: - P essoa  que nos ajuda a superar uma grande tristeza. Lua  Invertida  + Mago Invertido: -  Pessoa pouco confiável. Lua + Mago + Sacerdotisa: - M agia  amorosa. - Uma musa. Lua + Mago + Sol: - Altos e baixos. - Inquietações. Lua + Sacerdotisa: - P erseguir o secreto e o oculto. Sharman-Caselli Tarot - Clarividência. - Sentir uma grande solidão. - Tristeza, falta de comunicação. - Introversão. - Uma pessoa extremamente sensível, mas não manipula muito bem as suas capacidades. - Amor platônico irrealizável. - Período de extrema cautela, nada é o que parece. - Magia  amorosa. - Ma ternidade. -  Gravidez. - Sentimos necess

Combinações com o Papa

Combinações com Arcanos Maiores DellaRocca 1835  Papa + Mago: - Pessoa pouco ortodoxa, mas sincera e criativa. - Chegada de alguém especial. - Anuncia renovação nos relacionamentos. - Alegrias. - Novos ares. Trabalho - Novo ambiente de trabalho. Amor - Novas relações. - Novas alegrias afetivas. Dinheiro - Paz e tranquilidade. Tarot 1JJ Papa Invertido + Mago Invertido: - Amigo hipócrita. - Amante falso. Papa Invertido + Mago: - Oportunidade. Papa + Mago + Justiça + Imperador: - Sociedade anônima. Papa + Sacerdotisa: - Desejos de isolar-se e interiorizar seus sentimentos. - Atitude de entrega. - Saberá dar aos outros o que eles esperam. - Saberá ouvir. - Excesso de prudê ncia.  - Casal cármico ou espiritual. - Comunhão espiritual, - Poucos intercâmbios serão possíveis. - Isolamento. Trabalho - A entrega de si mesmo é importante. Amor - Precisa ficar sozinho consigo mesmo. - Reencontrar-se. Poe Tarot - Refletir sobre o futuro do casal. Dinheiro -