Pular para o conteúdo principal

Tarô de Marselha — O Julgamento (Mudança)

O Julgamento (Mudança)
O Arcano da Ressurreição.


Descrição da simbologia — O arcano vinte simboliza a revelação dos desígnios ocultos das forças divinas do homem. 
A imagem apresenta, na parte superior, um anjo tocando uma trombeta e, na parte inferior, três personagens, um dos quais de costas, em atitude de prece. 
O personagem central, de costas, levanta-se de uma espécie de túmulo verde (regeneração, ressurreição). 
Os três personagens simbolizam a trindade humana: homem, mulher, criança. 
Segundo vários autores esta carta apresenta a conhecida cena da ressurreição dos mortos e do Juízo Final, quando o anjo do Apocalipse ressonará sua trombeta. 
O anjo apresenta-se diante do signo solar, reforçando essa ideia: com a luz e o som da trombeta o anseio de ressurreição do homem será “despertado”. 
Nas representações medievais do Juízo Final, os mortos surgem dos seus túmulos completamente nus, embora não fosse costume da época enterrar os cadáveres dessa maneira. 
Segundo tradição popular, os mortos surgem dos túmulos como esqueletos que, ao contato da luz, se revestem da carne e da pele perdidas. 
Simbolicamente, a morte equivale à morte da alma, no sentido de esquecimento da finalidade transcendente do homem. 
A ressurreição simboliza a cura, a renovação, a regeneração.

Representação abstrata — Renascimento do “eu” na sua passagem para um plano mais elevado. 
Recuperação da consciência perdida, cura e libertação dos laços materiais, renovação da vida, iluminação de um caminho espiritual, sopro redentor; entusiasmo, exaltação; profetismo, medicina milagrosa, apostolado; atualização do passado, regeneração; surpresas, brilho; retorno à saúde física, moral e intelectual, elevação espiritual, volta às tradições esquecidas, nova permissão de vida; discernimento da verdade, novas relações, fim e começo, gozo. 

Sentido negativo: vacilação espiritual, ofuscamento da inteligência, alvoroço e agitação inúteis; embriaguez, super-excitação natural ou artificial, fanatismo cego, erros sobre si mesmo; provas resultantes de juízos errôneos, inversão nas emoções; inimigos ciumentos, culpa, perdas, saúde escassa.

Interpretações divinatórias — O julgamento humano está subordinado ao divino de maneira poderosa, direta e luminosa. 
Carta de rapidez e muita força, acentua os efeitos das cartas vizinhas. 
Geralmente benéfica, indica que o que foi feito no passado próximo pelo consulente será julgado, examinado, pesado e o beneficiará com novas possibilidades, se ele se mostrar merecedor. 

No plano mental: gênio inventivo e revelação de uma missão. 

No plano anímico: passagem de um plano para outro, revelação de desígnios ocultos — segredo que irromperá brutalmente. 

No plano físico: carta fulminante que precipita os efeitos das que lhe são próximas, falando de imediato, com rapidez e instantaneidade; trabalho de biblioteca, compilação, classificação; decisão legal favorável; no domínio sentimental, permite ver com justeza.


RESUMO
Em alguns baralhos também é chamado de O Juízo Final. 

Significado abstrato: o apelo humano a um estado superior: tendência a se elevar acima do plano físico. 

Significado prático: prestígio intelectual de boa influência. 

Em posição invertida: glória passageira. Quando a carta estiver invertida e houver outras igualmente invertidas, coloque-as na posição normal. 

Essa carta combina com A Carroça e muitas outras, mas não com O Diabo, O Mago e A Roda da Fortuna, que anulam seus efeitos. 

Moral: Amizades. Franqueza. Amor a beleza. 

Físico: Boa saúde.


Com as Cartas: 

  • V (O Sumo Sacerdote): Mais atenção. 
  • VII (O Carro): Antes da Carroça, ambas em posição normal: notoriedade pública inesperada. Invertida, antes da Carroça em posição normal: fama e sucesso obtidos à custa de esforço. Em posição normal, após A Carroça invertida: fracasso em obter fama. Em posição normal, antes da Carroça invertida: fama e glória seguidas de fracasso. 
  • IX (O Ermitão): Antes do Ermitão, ambas em posição normal: fama, glória e triunfo, porém ocultos; descobertas científicas e trabalhos executados no anonimato, que serão conhecidos mais tarde. Em posição normal, antes do Ermitão invertida: notícias inesperadas, de grande benefício e importância, interrompem a pesquisa e revelam o segredo procurado. 
  • X (A Roda da Fortuna): Uma viagem acalmaria tudo. 
  • XV (O Diabo): Crianças são uma fonte de preocupações. Aceitar é a única solução.
  • XXI (O Mundo): Amor e amizade estão em ascendência. 
  • O Louco: Falsas amizades. Desorganização.




Lucia


Extraído de:
Tarô de Marselha – Revista Almanaque Planeta Tarô, 6ª Edição, Jul/1989.

Fonte primordial:
hospedado no 4shared.com por pehemaas-br.blogspot.com

Comentários

Veja também:

Baralho Comum - Significados

O significado de cada uma das cartas de uma leitura pode ser afetado pelas cartas mais próximas. É, no entanto, indispensável o conhecimento do significado individual de cada uma delas, especialmente das figuras. Estas têm tendências para representar indivíduos que fazem parte da vida da pessoa para quem se colocam as cartas, ou nela têm influência - ao passo que as outras cartas do naipe representam forças ou tendências. O cartomante deve ter em conta as associações tradicionais e muito importante que se relacionam com cada um dos naipes em geral. Bicycle Alchemy 1977 England Copas     São as cartas do amor, da amizade e do prazer. Rei - Um homem importante de pele clara, talvez de posição elevada ou distinta; bondoso, terno e generoso. Bicycle  Anne Stokes  Dama - Todas as virtudes tradicionais encarnadas na mulher ideal do homem 'machista': bonita (e de pele clara), terna e amável; forte, generosa, com belo corpo e, principalmente, fiel e d

Combinações das Cartas de Tarot - I

No livro, Cartas e Destino de Hadés, ele sugere algumas combinações, as quais denomina de « ENCONTROS »  Encontro significa « estar em contato ». Os encontros são duas ou mais cartas que se seguem, estando, portando em contacto. Resulta disto uma influência que pode modificar a natureza das cartas e o seu significado.  Encontros importantes  sugestões  Uma Paixão = Sol + Julgamento A aliança das duas cartas dará uma paixão, encontro entre a simultaneidade, a rapidez e o apelo representados, por um lado, pelo Julgamento. Do outro, os influxos ( Ato ou efeito de influir) benéficos tendentes ao amor e à concórdia, do Sol.  Casamento de Amor, por Súbita Paixão = Sol + Julgamento + Papa Acrescentemos uma terceira carta, o Papa, símbolo da legalidade, e que representa o presságio de um casamento de amor, em consequência de súbita paixão. Acidente = Mago + Roda da Fortuna + Torre  Acidente de Automóvel = Carro + Mago + Morte + Torre  Acid

Combinações com a Imperatriz

Combinações com Arcanos Maiores: Imperatriz - Amor que aparece de repente. - Uma mulher muda à vida do consulente. Imperatriz + Mago: - É uma combinação extremamente positiva, indicando tudo o que tem a ver com a abundância conseguida graças a seu trabalho e as suas habilidades. - Diplomacia leva ao sucesso. - Par romântico e harmonioso. - Uma relação muito romântica e sensual. No amor :  -Mostra o início de um relacionamento ou o fortalecimento de um já existente.  -Paixão.  -Sucesso para engravidar se esse for o desejo. Na saúde :  -Boa saúde em geral. No dinheiro:   - Vida folgada graças à grande competência que o consulente tem no campo em que trabalha.  - Pessoa com grande potencial. No trabalho :  - Para o consulente desempregado, virá um trabalho muito bem renumerado.  - Para quem está empregado, anuncia aumento de salário ou melhorias substânciais. Imperatriz + Mago + Lua: - Pessoa muito criativa e imaginativa.  - Escritor, atriz, designer de moda, etc. I

Combinações com a Sacerdotisa.

Combinações com os Arcanos Maiores Sacerdotisa Invertida: - Mulher que fere alguém com boatos e mentiras. Sacerdotisa + Louco: -Deve esperar para ser mais maduro para fazer o que quer e ainda tem que aprender muitas coisas para avançar. - Revelação vem tarde demais; perdeu a oportunidade. - Todos os caminhos estão abertos para o consulente. - Mulher que perde os papéis. - Perda de controle.  - Pessoa que ajuda a outra a manter o foco. - Mulher sábia que dá passos ousados no amor​​. - Portas abertas da iluminação espiritual, mas deve tomar cuidado para não se perder em fantasias. - Pode representar uma mulher imprudente e excessivamente idealista e sonhadora. - Amor que não se expressa e que finalmente se liberta. - Relação passageira. - No dinheiro, cuidado com suas economias, possível desperdício de algo guardado há muito tempo. - É possível que gaste suas economias com supérfluos. - No trabalho, falando de uma preparação prévia que tenha tido e que agora ir

Combinações com o Mago.

Combinações com Arcanos Maiores: Mago + Sacerdotisa: - Uma mulher sábia encontra um companheiro prático e sensato que a complementa ou vice-versa. - É necessário concentrar-se e esperar. Estudos superiores. - Magia.  - Um projeto no ar.  - Mostra que sim, vai voltar. - Solução, êxito, problemas que pareciam estagnados agora está começando a ser solucionados, embora lentamente.  Mago + Sacerdotisa Invertida: - Encontrará trabalho mas alguém invejoso lhe colocará obstáculos. - Uma mulher sábia se vê tentada por um homem que não a merece e não a respeita.  Mago Invertido + Sacerdotisa: - Homem mentiroso, que não consegue enganar sua companheira. Mago Invertido + Sacerdotisa  Invertida: - Casal mal ajustado. Mago + Sacerdotisa + Justiça: - Exames ou testes, estudos que se acabam. O Mago é o trabalho, a Sacerdotisa os estudos e a Justiça fala sobre provas, exames.  Mago + Imperatriz: - Decisão acertada. - Tens todas as garantias para o sucesso, indica

O Significado Das Cartas Do Baralho

Significados para serem usados com o baralho comum porém similares ou iguais aos significados dos Arcanos Menores do Tarot.  ♣ O Naipe de Paus -  relacionado com o elemento Fogo, o naipe de Paus agrupa as cartas que governam o crescimento, autodesenvolvimento, criatividade, engenhosidade,energia, idéias, inspiração, paixão.  ♣  Ás de Paus: uma carta de fertilidade feminina, o Ás denota criação, gênese, um novo empreendimento, atividade, sorte, lucro, herança, nascimento. ♣  Dois de Paus: representa um indivíduo maduro, seguro, audaz, valente. A carta também significa realização de objetivos e satisfação de necessidades. ♣  Três de Paus: praticidade, tino comercial, industriosidade e negociações comerciais são indicados pelo Três. ♣  Quatro de Paus: representa sociabilidade, harmonia, paz, serenidade, nova riqueza, colheita após trabalho, descanso após luta, romance. ♣  Cinco de Paus: o desfavorável Cinco significa desejos insatisfeitos, luta violenta, esforço, conflito

Tarô Previsão - Gravidez

Nesta consulta usei o Método simples para averiguar gravidez. Tarô Mistico Uma ótima oportunidade para exemplificar este método. A situação: A consulente quer saber se esta grávida. Seu ciclo menstrual está atrasado e ela se encontra ansiosa pois não planejava engravidar. A consulta : » Casa 1 – Aspecto Psicológico – (plano mental) A Justiça + 6 de Copas Mentalmente está avaliando a situação, vê-se que há um certo equilíbrio sobre as atitudes a serem tomadas caso o resultado seja positivo para a gravidez. O 6 de Copas trazendo a tona as recordações do passado, possivelmente, ter um bebê, tenha sido um sonho de outrora.   » Casa 2 – Aspecto Corpóreo – (plano material) ‘ nesta casa pode-se constatar a gravidez ’ A Imperatriz + 2 de Paus  A Imperatriz, o Arcano da fertilidade, fecundidade, a mãe. É uma das cartas que indicam gravidez, mas geralmente uma gravidez planejada, o quê não é o caso desta consulente, que não desejava engravidar. Seu acompanhante o Menor 2 de Paus

Agradeço pela visita, volte sempre!

Agradeço pela visita, volte sempre!
Cartas do Destino